Investidor anjo: como ele pode ajudar seu aplicativo?


O desenvolvimento de um aplicativo geralmente é algo que demanda muito dinheiro, e tão difícil quanto ter um projeto com proposta inovadora que "voe" das prateleiras digitais, é arrecadar a quantia necessária para desenvolvê-la, é aí que entram os investidores anjo.

Um investidor anjo pode ser definido como um empresário milionário e bem-sucedido que tenha interesse em investir em projetos que ele acredita que trarão um bom retorno, ajudando pessoas que não possuem crédito ou garantias a transformar seus projetos em realidade.

É claro que investidores não são encontrados a cada esquina e conquistados através de um bate-papo informal, conseguir um investidor para o seu projeto requer uma apresentação detalhada sobre o aplicativo e, se ele já estiver em processo de desenvolvimento, uma demonstração daquilo que ele tem a oferecer.

Saiba como e o que fazer para encontrar o anjo que tornará seu aplicativo realidade:

Definição de mercado


Essa é uma etapa de extrema importância, onde, depois de já ter pensado em como desenvolver o aplicativo e as funções que ele terá, você deve determinar a arena competitiva em que pretende inseri-lo e buscar investidores que se interessem pelo segmento escolhido.

Provavelmente outras pessoas já tiveram ideias parecidas com a sua e desenvolveram apps semelhantes, então é uma boa estratégia ressaltar o diferencial do seu projeto em relação aos outros, para que aos olhos de quem pretende investir ele não seja "só mais um".

Branding (gestão de marca)


Nessa etapa você escolhe um posicionamento e começa a elaborar estratégias de marketing para o seu projeto, há quem faça isso antes de dar início ao processo de desenvolvimento do aplicativo pois dá mais credibilidade à ideia e à marca. Isso pode ser feito através da criação de um logotipo, websites, etc.

Pitch Deck


Pitch deck consiste numa apresentação em slides do plano de negócios do projeto, é bastante solicitada hoje em dia, porque é uma forma mais visual de atrair os investidores e substitui sumários executivos cansativos com dezenas de páginas de textos intermináveis. Se você não sabe como fazer, pode encontrar templates prontos na internet.

Encontrar um investidor


Existem organizações dedicadas a agrupar investidores e projetos para incentivar o empreendedorismo, como Anjos do Brasil, Gávea Angels e Angels Club.

Escolha do investidor


Na hora de escolher para quem você vai apresentar o seu projeto você deve escolher alguém que já tenha uma certa experiência na área, ou seja, alguém que já tenha investido em aplicativos e que possua uma vivência de mercado que influenciará positivamente no sucesso do seu projeto. Valorize a estratégia, não apenas o dinheiro.

Primeiros contatos


Depois de já ter estudado o mercado, números, concorrentes e seu plano de negócios, chegou o momento de entrar em contato direto com os investidores. 

O primeiro passo é elaborar um "pitch de elevador", ou seja, pense de que maneira você descreveria o seu projeto, num curto espaço de tempo, para um conhecido que você esbarrou no elevador, seja objetivo, não venda, apenas descreva de forma atraente o suficiente para que a ideia se venda sozinha.

Feito isso, chegou a hora do "cold mailing", prática que consiste em enviar seu pitch de elevador através de e-mails para todos aqueles que você acha que se interessariam pelo seu nicho de mercado, neste caso em aplicativos.

O terceiro passo é o momento onde o investidor solicita a apresentação mais formal, ou seja, o pitch deck, geralmente é aqui que ele decide se vale a pena marcar um encontro para que você apresente seu material, e claro, você mesmo pessoalmente. Serão feitas muitas perguntas a respeito do aplicativo, então esteja preparado para falar sobre números, mercado, problemáticas e coisas do tipo. 

Você precisa transmitir confiança.

Resposta


Durante o processo de busca por investidores você pode receber muitas respostas negativas até finalmente encontrar aquele que vai levantar o capital necessário para desenvolver a sua ideia, use isso como aprendizado para as próximas apresentações que virão, peça feedbacks e entenda o que está faltando para obter o tão desejado "sim".


Para concluir, tenha em mente que nem a melhor das apresentações é capaz de vender uma ideia já ultrapassada que não traga novidades para o mercado, sua ideia precisa ser realmente boa para conquistar a atenção, não só do investidor, mas também dos usuários.

Já teve alguma experiência, boa ou ruim, com investidores anjo? Conta pra gente nos comentários :)

Até a próxima!

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