Briefing: o que é e qual sua importância


O desenvolvimento de aplicativos, websites ou sistemas é um processo que demanda muitas etapas de planejamento. São projetos que custam caro demais para que o resultado final não atenda suas expectativas enquanto cliente, portanto a elaboração de um bom briefing que, abrange todos os aspectos do projeto, é essencial para torná-lo algo inovador, e não "só mais um" dentre todas as soluções existentes no mercado.

O orçamento do software também é algo que se baseia nas informações fornecidas pelo cliente nesse processo tão importante. Fatores como funcionalidades, padrões e modelo de negócios podem encarecer ou diminuir o custo de um projeto, enfatizando a necessidade de informações claras e detalhadas sobre o objetivo da aplicação. Sabe aquela famosa frase "menos é mais"? Ela não pode ser aplicada à produção de um briefing de maneira alguma, neste caso o excesso é mais, muito mais.

Agora, vamos ao que interessa, saiba quais os detalhes que você precisa informar para os responsáveis pelo desenvolvimento, ou o que você deve perguntar ao seu cliente para a criação de um briefing completo:

Objetivo do projeto


Existem projetos com funções que nem somos capazes de imaginar, então é preciso esclarecer qual o objetivo do mesmo, como por exemplo, vender mais, apresentar a marca/produto/serviço ao público, solucionar processos internos, entre outros.

Definição do público-alvo


Definir o público-alvo do projeto é algo que está relacionado diretamente com o sucesso do mesmo. Um projeto destinado ao público adolescente não pode ser desenvolvido com características voltadas para o público infantil, por exemplo, ou estará fadado ao fracasso. 

Em alguns casos pode acontecer de o cliente não possuir esse tipo de informação, ou não informar detalhes que são essenciais para desenvolvimento, então cabe ao desenvolvedor realizar uma análise, seja do projeto em si ou da marca/empresa, para complementá-la.

Informações referentes à empresa, produto ou serviço


Entender os pontos fortes e fracos, segmentação, posicionamento, entre outros fatores relacionados à empresa, produto ou serviço também é muito importante, pois websites e aplicativos também podem ser consideradas formas de divulgação. 

Além disso, informações como essas auxiliam na complementação da identidade visual de um projeto e no reconhecimento, ou seja, os usuários irão identificar de cara a quem aquele software pertence com base nos dados fornecidos para o briefing.

Conhecendo a concorrência


Informe (se for cliente) ou questione (se for desenvolvedor) sobre os concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos, citando pontos fortes e fracos e qual o diferencial competitivo em relação a eles, para dar assim, mais destaque e ser preferência entres os usuários da aplicação, este é outro aspecto que influencia nas ações de marketing.

Estrutura


É um dos elementos mais importantes por ser o coração do projeto, é nesse momento que são definidas as funcionalidades e o conteúdo de modo geral. É indispensável que questões relacionadas à estrutura sejam detalhadas e muito bem especificadas. Pode ser realizado um brainstorming ou consultoria para amadurecimento da ideia inicial.

Identidade visual e sugestões para interface


Algumas empresas possuem manual de identidade visual que especificam coisas como a paleta de cores utilizada, logotipo, slogan, instruções de aplicação de elementos gráficos, etc., isso já facilita de alguma forma, mas ainda é necessário a coleta de outras informações para entender que estética o projeto tem na mente de seu idealizador. 

Quais cores devem ser utilizadas? Qual tipografia? Como será feita a escolha das imagens? Tudo que tem relação com a aparência do projeto deve ser esclarecido, evitando a necessidade de alterações intermináveis nas telas do software.



A elaboração de um briefing pode ser um tanto quanto complicada, mas é uma prevenção para complicações ainda maiores durante o desenvolvimento. Pensando nisso, a Poggers estará oferecendo durante todo o mês de setembro uma consultoria completa, e totalmente grátis, para definição do briefing, além do mapa mental e escopo de seu projeto! 

Caso tenha interesse você pode entrar em contato por telefone, e-mail, ou whatsapp (resposta imediata), mas se preferir pode vir até nós, estamos na rua José Ubaldo Lomonaco, 371 - Vila Mariana, ficaremos felizes em te receber. :)

Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário