O que são aplicativos híbridos, web apps e híbridos?



Se você está planejando desenvolver um aplicativo para o seu negócio ou qualquer outra finalidade, ao solicitar esse serviço você será questionado sobre o tipo de aplicativo que prefere, dentre as opções então as aplicações nativas, híbridas e os web apps, mas você sabe qual a diferença e qual o que melhor atende as suas necessidades?
Cada um desses padrões apresenta diferenças no tempo de desenvolvimento, orçamento e funcionalidades e para te ajudar a decidir qual escolher iremos explicar detalhadamente os atributos de cada um deles.

Aplicativo nativo


Aplicativos nativos são aqueles desenvolvidos especificamente para um sistema operacional, no caso Android ou iOS e encontrados nas app stores. Existem dois fatores, sem contar com o fator estético e de custos, que diferencia as aplicações desenvolvidas para cada um desses sistemas: linguagem e desempenho.

No caso de aplicativos para Android as linguagens utilizadas são Java e Kotlin, enquanto no iOS utiliza-se Objective-C e Swift. São linguagens exclusivas, ou seja, o que funciona em um não serve para o outro, isso porque cada um tem ferramentas e elementos de interface específicos.

Com relação ao desempenho, os aplicativos nativos são sempre mais rápidos que os demais, justamente por conta da programação própria, além disso a experiência do usuário é mais satisfatória, uma vez que este é o único padrão que permite o uso de recursos como GPS, câmera e notificações push, outro ponto positivo é que esse fator permite que os clientes, mesmo sem internet, consigam fazer uso do mesmo, o que favorece a retenção de usuários.

O app nativo geralmente exige um investimento um pouco maior, mas é um dinheiro bem gasto considerando as qualidades e benefícios que o mesmo oferece aos seus clientes.

Web apps


Este tipo de aplicação é um falso aplicativo já que não é encontrada em nenhuma app store e também por se tratar de um site com funções que se adaptam ao meio que o usuário está utilizando para acessá-lo, seja um desktop ou smartphone, mas que mesmo assim oferecem uma boa experiência de usuário. As linguagens utilizadas são Javascript, HTML e CSS.

Seus pontos positivos incluem um custo menor, maior facilidade para ser desenvolvido e dispensabilidade de memória no dispositivo (o que costuma ser um problema para muitos usuários) já que podem ser acessadas pelos navegadores Chrome e Safari. 

Já os pontos negativos são a necessidade de conexão com a internet por ser uma página web (o que também compromete a segurança, deixando os dispositivos dos usuários expostos) e algumas questões que envolvem a publicidade da sua marca, considerando que as app stores funcionam como vitrines, de grande tráfego por sinal, e a presença de um app no smartphone do cliente o lembra constantemente da existência da sua marca.

Aplicativos híbridos


Aplicações híbridas são um mix de apps nativos e web apps, as linguagens utilizadas são as mesmas que as de web apps, mas utilizam wrappers ou frameworks que convertem essas linguagens de forma que possam ser executadas da mesma forma que um aplicativo nativo, igualando também o desempenho.
Os desenvolvedores costumam disponibilizar essas aplicações em seus sites, mas também é possível encontrá-los em app stores, o que significa que haverão custos de manutenção e exigem conexão com internet, o que significa que a velocidade pode ser comprometida.
Softwares híbridos são mais rápidos de se desenvolver, mas o custo pode se igualar ao de um aplicativo nativo, tudo depende de suas especificações com relação a experiência do usuário.


Esperamos que este artigo tenha sido útil para te ajudar a decidir qual o melhor aplicativo de acordo com suas necessidades, mas se ainda restarem dúvidas entre em contato conosco, ficaremos felizes em encontrar a melhor solução para você e seu negócio.

Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário