Estratégias para aquisição e retenção de usuários em aplicativos


Quem é leitor assíduo dos artigos do nosso blog já deve saber que o desenvolvimento de aplicativos vai muito além da criação de código e publicação nas Apps Stores, existem diversas outras etapas que devem ser percorridas até que o mesmo esteja disponível para download.
Todo esse processo parece relativamente fácil se comparado ao desafio que é reter os usuários das aplicações, foi verificado em um estudo realizado em 2015 pelo Google que 25% dos aplicativos instalados nunca são usados e que 26% são desinstalados após sua primeira abertura, e ainda segundo dados da Quettra, aplicativos para a plataforma android perdem 77% dos usuários ativos após a instalação e esse número só cresce, após 30 dias a queda registrada é de 90% e após 90 dias a queda chega a incríveis 95%, podemos exemplificar esse fenômeno citando casos como o do Flappy Bird, Dubsmash, Secret, etc.
Além das questões que envolvem retenção de usuários existe também a da aquisição, diariamente as lojas de aplicativos são bombardeadas com novos projetos e destacar o seu em meio a tantos outros apps parece ser uma missão quase impossível, mas é como diz o ditado, as aparências enganam! Tanto o Google como a Apple valorizam muito aplicativos que seguem as orientações de design oferecidas por eles, além de APIs liberadas em seus builds anuais.
Na Google Play existe um showcase que reconhece as aplicações que utilizaram as orientações fornecidas por eles e desenvolveram com excelência o design UX de seus projetos, já a Apple favorece àqueles que utilizam o touch ID, Apple Watch, entre outros.
Todas as estatísticas apresentadas até o momento podem frustrar os planos daqueles que desejam investir em aplicativos e lucrar com isso, mas para todo problema existe uma solução, nesse caso existem 5 soluções que se devidamente aplicadas podem reverter esse cenário e garantir o sucesso de seu app:

1. Facilidade

Temos que ter em mente que o tempo dos usuários é precioso, e quanto mais demorado é o processo para começar a desfrutar das funcionalidades do aplicativo, maior a chance de desistência no meio do caminho. 
Forneça praticidade na hora do login e realização de funções, quanto maior o número de informações requerida para inscrição e complexidade para utilização de recursos, maior o número de desinstalações.

2. Incentivo

A segmentação dos usuários, principalmente daqueles que estão adormecidos, favorece a retenção. 
Isso pode ser feito apresentando ofertas especiais, descontos, novidades, entre outros conteúdos exclusivos que estimulem os clientes ao reuso e consumo dos produtos ou serviços oferecidos.
Pode ser muito benéfico também, estimulá-los a avaliar o aplicativo na loja.

3. Push-notifications

Notificações push são uma ótima opção para lembrar os usuários de que seu aplicativo continua ali, além de servir para informar sobre promoções, lançamentos de novos produtos/serviços e novas funcionalidades do aplicativo. É ótima para a marca, mas nem sempre para o cliente.
Antes de começar a enviar notificações é melhor solicitar a permissão para evitar usuários descontentes, e também é uma boa pedida ter um plano de resgate para aqueles que negaram a permissão por engano.

4. Manutenção

Já falamos anteriormente sobre a importância da manutenção de aplicativos, e voltaremos a falar agora. As aplicações com maior índice de downloads são aquelas que possuem atualizações periódicas.
É um importante investimento, que além de corrigir erros e se adequar a novos sistemas operacionais, incrementam as funcionalidades já existentes ou incluem ferramentas novas que melhoram ainda mais a experiência e desperta a curiosidade do usuário.

5. Buscas orgânicas

Ao buscar um aplicativo os usuários geralmente escolhem o melhor qualificado nos rankings para fazer o download, desta forma é preciso investir em práticas que melhorem a aquisição e retenção de clientes, como o ASO (App Store Otimization) por exemplo.
Com o aumento do custo de anúncios para instalação de aplicações, o SEO mobile se mostra uma opção muito eficaz, é uma estratégia que consiste em técnicas para melhorar o desempenho de seu app em buscas orgânicas.


Todas essas técnicas e práticas se seguidas a risca garantirão ao seu aplicativo melhores taxas de engajamento e competitividade e consequentemente uma melhora na receita gerada. O controle da retenção de usuários é imprescindível considerando que o app é uma extensão da sua marca, sendo assim, cuidar da retenção é cuidar da satisfação do cliente que é nada mais nada menos que a peça chave para o sucesso de qualquer empreendimento.

Até a próxima!

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