Quanto custa para desenvolver um aplicativo?


"Quanto irá custar meu aplicativo?" É uma pergunta muito comum, diversos clientes já mandaram e-mails para a Poggers perguntando quanto custaria para desenvolver sua ideia ou projeto mobile, e é totalmente compreensível pois é algo que varia, e muito. Para exemplificar vamos usar um Smartphone qualquer, quando se procura um celular os valores variam de acordo com a sua funcionalidade, se você busca um bom o suficiente apenas para fazer ligações o valor é relativamente baixo, agora se você quer que ele possua uma câmera de qualidade, um processador bom para jogos, uma tela grande e de boa definição, entre outros atributos o valor sobe gradativamente, e se for um iPhone, por exemplo, ainda há um valor acrescentado só pelo valor que a marca Apple tem. Os preços de aplicações funcionam da mesma forma.
Além disso, existem categorias diferentes de aplicativos e esse é outro fator que influencia na hora de precificar os projetos, são eles: aplicativos de funcionalidades básicas, como calculadora ou bloco de anotações; aplicativos de funcionalidades customizadas, como o app do Uber e aplicativos de jogos. Outro fator que pode encarecer uma aplicação é a quantidade de telas que o mesmo terá.

Agora voltando para a questão de funcionalidades, ao se tratar de um aplicativo que possui funcionalidades customizadas, são essas as adições que podem alterar o preço de um projeto:

1. Plataformas

 Existem três tipos de aplicativos, os nativos que funcionam em uma plataforma específica (apenas Android ou apenas iOS), os híbridos que funcionam em todas as plataformas (Android e iOS) e os web apps que não são desenvolvidos para nenhuma loja de aplicativos específica, mas sim um site que se adequa aos dispositivos móveis. Basicamente, quanto maior o número de plataformas com as quais o seu aplicativo é compatível, maior será o custo dele.

2. Design

Um aplicativo precisa ser o mais prático e funcional possível, e o design afeta diretamente nisso, o que significa que para não ser um fracasso total ele deve ter um design de interface e experiência de usuário detalhado e organizado, facilitando o máximo possível a interação, ou o usuário poderá muito bem desinstalar o seu app para procurar um que seja mais fácil de se interagir. A qualidade do design pode custar alguns reais a mais em seu budget.

3. E-commerce

Se o seu projeto envolve a adição de um carrinho de compras ou oferece serviços que envolvam transações financeiras como mensalidades, por exemplo, terá um valor um pouco mais elevado. Esta, inclusive, geralmente é uma das funcionalidades que mais encarece um projeto pois é necessário uma atenção especial às questões de segurança, afinal ninguém quer vazar os dados bancários de seus clientes.

4. Login e interação

É necessário efetuar login para ter acesso às funções de seu aplicativo? E uma dessas funções é a interatividade através de votações ou comentários? Pague um pouco a mais. O custo da aplicação fica um pouco mais cara quando é necessária uma tela de cadastro/login e de interação dentro dela, além disso existem vertentes que também influenciam esse valor, como por exemplo o vínculo com e-mail ou redes sociais e a quantidade de idiomas, ou seja, o usuário só poderá optar pela versão em português, ou terá também uma versão em inglês e talvez até uma versão multilíngue?

5. Mão-de-obra

Esse é o fator de maior influência no custo do projeto, você pode solicitar um aplicativo a um freelancer ou uma empresa como a Poggers que possui profissionais que cuidam do design, desenvolvimento, gestão e marketing dos projetos, e é claro que a qualidade do aplicativo também pode ter interferências, pois nem sempre um programador que trabalha por conta própria possui os mesmos servidores e APIs ou outros diferenciais que nós temos a oferecer aos nossos clientes.

6. Publicação

A Google Play e Apple Store têm valores diferentes com relação à cobrança na publicação de aplicativos. A Apple cobra U$99 e por ser um pouco mais burocrática, demora cerca de 15 dias para publicar, enquanto a Google Play cobra U$25 e publica em apenas 4 horas, ambas ficam com 30% do valor adquirido em vendas no aplicativo.



Na Poggers, a estimativa do desenvolvimento de um aplicativo com poucas funcionalidades complexas possuindo cerca de 10 telas custaria em média R$20.000, agora no caso de um aplicativo mais completo composto por 40 telas custaria em torno R$60.000. Considerando a qualidade de nossos projetos, competência de nossa equipe e o retorno que o mercado mobile dá para as empresas que se encontram nessa plataforma é seguro dizer que é um ótimo investimento para você e seu negócio. 
Caso tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho, acesse nosso site e confira nosso portfólio, mas se esse artigo não foi o suficiente para sanar suas dúvidas acerca de quanto custaria o desenvolvimento de seu aplicativo você poderá fazer um orçamento ou entrar em contato conosco via telefone, e-mail ou whatsapp.

Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário