Como aplicativos podem ajudar sua empresa a reduzir gastos?




O cenário de mercado vivenciado pelas empresas hoje vem se mostrando cada vez mais exigente, não só por questões financeiras devido à crise econômica, mas também por questões socioambientais, ou seja, há uma exigência cada vez maior pela adoção de alternativas economicamente viáveis para tornar os modelos de negócio sustentáveis.
É improvável que uma empresa que gaste inconscientemente ou que se recuse à adotar o modelo sustentável sobreviva por muito tempo, por sorte algumas medidas usadas para economizar também interferem positivamente no quesito meio-ambiente sem afetar a qualidade dos produtos ou serviços fornecidos pelo seu negócio.
Muitas dessas medidas envolvem o uso de tecnologia (principalmente aplicativos) para serem implementadas, por isso vamos citar alguns modelos de aplicações que a Poggers pode desenvolver para você que irão reduzir gastos desnecessários que podem prejudicar os lucros do seu negócio:


1. Sistemas ERP 

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, ou traduzindo Planejamento de Recursos da Empresa, como o próprio nome sugere, é um software desenvolvido para controle de processos administrativos e operacionais dentro da sua empresa.
Com ele é possível realizar faturamento, balanço contábil, apuração de impostos entre outras coisas com rapidez e sem erros de cálculo, procedimentos que quando feitos manualmente demandam tempo e por vezes gastos desnecessários, pois requerem a contratação de pessoas qualificadas ou terceirização de profissionais da contabilidade.
Esse tipo de sistema fornece todo tipo de informação sobre a empresa, dando a possibilidade de monitorar custos ou despesas desnecessários e cortá-los, além de digitalizar boa parte dos processos que antes dependiam de impressão para serem realizados e consequentemente agrediam o meio ambiente e geravam um gasto a mais com o abastecimento de papel para impressão dos documentos.


2. Feedback do usuário
Algumas empresas costumam realizar pesquisas de satisfação quando sentem a necessidade de melhorar a qualidade do produto oferecido ou serviço prestado, e existem diversas maneiras para se fazer isso, como call center, formulários enviados por e-mail ou pessoas contratadas especialmente para realizar essas pesquisas em lojas ou eventos por exemplo.
Dependendo da opção escolhida os gastos acabam sendo elevados e é algo que pode ser facilmente evitado com o desenvolvimento de um software exclusivo para essa finalidade. 
Um de nossos clientes da Poggers realizava eventos periódicos onde costumava contratar uma equipe de pessoas só para a realização das pesquisas de satisfação para saber o que os clientes acharam de sua estrutura e para não precisar mais efetuar a contratação dessa equipe ele solicitou um aplicativo que fazia todo esse trabalho, um investimento que realmente valeu a pena pois garantiu que as despesas de contratação fossem extintas e o lucro da empresa aumentasse.

3. E-commerce

Criar um aplicativo de e-commerce fornece um novo canal de vendas que pode vir a ser uma grande oportunidade para aumentar o alcance de clientes potenciais num raio de distância muito maior do que uma loja física pode atingir, além de aumentar a disponibilidade do seu negócio, considerando que a qualquer hora do dia o cliente pode abrir o seu app em um smartphone e efetuar uma compra. 
Além do mais um aplicativo é uma forma a mais de fazer o marketing de seu negócio e torná-lo mais conhecido sem que você pague muito por isso.
Antigamente para aumentar as vendas, as empresas precisavam fazer altos investimentos em publicidade ou até mesmo abrir novas filiais em lugares diferentes para atingir mais pessoas e públicos variados, e diferentemente de um aplicativo, essas novas lojas poderiam facilmente abrir falência se não fossem localizadas em locais estratégicos. 
Só pessoas realmente interessadas em consumir o seu produto ou serviço irão efetuar o download do seu app e você não terá nenhum tipo de gasto, muito pelo contrário, apenas lucro.

4. Entregas (GPS)

É um aplicativo muito comum solicitado principalmente por donos de pizzarias, restaurantes ou mercados que fazem entregas a domicílio. 
Na maioria dos casos são negócios localizados em bairros de grande concorrência onde para se destacar é preciso oferecer um diferencial aos clientes, e na maioria das vezes um aplicativo é um diferencial e tanto, pois é muito mais prático efetuar um pedido com uma dúzia de cliques do que por telefone, sem imprevistos como linha ocupada, ou celular sem sinal por exemplo.
É esse tipo de coisa que garante a fidelidade das pessoas para com o seu negócio, e é também uma forma de lucrar mais e reduzir gastos com conta de telefone, funcionários para o atendimento telefônico, entre outros, além de ser uma economia de tempo, sendo válido lembrar que tempo é dinheiro.

 5. Agendamento

Esses aplicativos geralmente são solicitados por empresas que precisam que seus clientes agendem horários como centros médicos, salões de beleza ou até mesmo mecânicas automotivas, existe uma infinidade de empreendimentos que investem em aplicativos móveis para facilitar a organização de sua agenda.
É uma opção que dependendo do caso pode tornar secretárias, cuja única função é cuidar da agenda de atendimentos, dispensáveis para o negócio, tornando-se uma maneira de cortar custos através da folha de pagamento.
Neste caso um aplicativo também pode aumentar a lucratividade uma vez que através de um aplicativo com a qual clientes potenciais se deparam nas App Stores a quantidade de espaços livres na agenda diminui e a receita de pagamentos por seus serviços aumenta, não nos esquecendo é claro que se o serviço prestado for de qualidade e o app oferecer praticidade, a sua empresa terá a garantia da fidelidade de diversos clientes.

6. Relacionamento com o cliente

Outra maneira de economizar é investindo em aplicativos que funcionem como um meio de relacionamento com o cliente, para esclarecimento de dúvidas, reclamações, elogios, sugestões e etc., esse processo geralmente é realizado de duas formas: contratando pessoas ou terceirizando o serviço para que seja oferecido o atendimento ao cliente.
Contratações ou terceirizações são coisas que consomem muito dinheiro das empresas e há muita burocracia envolvida, com o desenvolvimento de um aplicativo destinado a isso os custos caem consideravelmente, pois você não precisará mais de uma equipe para resolver algo que um aplicativo pode fazer com ajuda de uma só pessoa, que no caso pode ser você mesmo ou um colaborador de sua empresa.
Isso também pode refletir nos lucros, pois oferecendo um suporte de qualidade a satisfação do cliente aumenta e a fidelidade à marca é garantida.



0 comentários:

Postar um comentário