Como ganhar dinheiro com aplicativos?



Ao longo das nossas publicações já falamos sobre as razões para você criar um aplicativo, os tipos de aplicações existentes, quais os fatores que influenciam nos custos de desenvolvimento, como adquirir e reter usuários e como atingir posições privilegiadas nos rankings das app stores, mas ainda não falamos do mais importante: como ganhar dinheiro com um aplicativo?

A monetização é algo que precisa ser pensado antes mesmo do início do desenvolvimento do software, até porque não faz muito sentido fazer esse investimento sem saber qual o retorno que você terá, não é mesmo? Existem diversas formas de rentabilizar sua aplicação, e você verá quais são a seguir e depois poderá decidir qual ou quais opções podem ser mais efetivas de acordo com a finalidade do seu aplicativo.

Aplicativos pagos


Você pode exigir que os usuários desembolsem uma pequena quantia para usufruir de seu aplicativo. 

É a forma de monetização mais conhecida e fácil de implementar, apesar do que muitas pessoas pensam, costuma fazer sucesso com usuário que preferem não ser surpreendidos com anúncios a todo momento.

Compras dentro do aplicativo


Quando você vende produtos físicos ou digitais dentro da aplicação. É uma estratégia muito utilizada em jogos onde o usuário pode comprar melhorias para a jogabilidade como personagens, moedas, etc.

Aplicativo gratuito com anúncios


É, provavelmente, a forma de monetização mais popula. Você recebe por impressões, cliques ou conversões, sem que o usuário pague nada por isso. 

O ponto negativo é que isso pode deixar os clientes descontentes com a quantidade de propagandas, afetando negativamente a imagem do seu aplicativo.

Aplicativo pago com anúncios


Se os usuários já ficam insatisfeitos com anúncios em aplicativos pagos, isso só tende a aumentar quando pagam por uma aplicação para se livrar das propagandas e se deparam com o mesmo cenário de uma aplicação gratuita: muitos anúncios.

Não é uma opção muito viável, já que as métricas não serão das melhores, mas ainda sim é uma opção.

Assinaturas


Você cobra mensalidades para que os usuários possam utilizar determinadas funções do aplicativo, semelhante à assinatura de revistas por exemplo. Um exemplo muito conhecido de aplicativo por assinatura é o "Spotify".

Grátis por tempo limitado


É uma boa estratégia para aquisição de usuários, funciona como um test drive, onde qualquer um pode acessar as funcionalidades, geralmente pagas, de uma aplicação e depois que o período de testes acaba, ele passa a pagar para ter acesso.

Aplicativo gratuito com venda de produtos ou serviços


São os famosos aplicativos de e-commerce ou de carona, por exemplo. O usuário adquire o aplicativo gratuitamente, mas paga para obter os produtos ou serviços oferecidos por ele.


De todo o processo para desenvolver um aplicativo, que é muito longo aliás, a monetização com certeza é a melhor parte, pois é quando você finalmente vê os frutos de seu trabalho (ou dos desenvolvedores responsáveis por ele) dando o retorno esperado desde o início. Achou este artigo útil? Compartilhe!

Até a próxima!

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