Mobile First: definição e vantagens



Não é nenhuma novidade que em todo o mundo os smartphones entraram em nossas vidas para ficar e tornaram-se praticamente uma extensão de nós mesmos, segundo uma pesquisa realizada pelo Statista, os brasileiros chegam a passar em média 4 horas diárias no celular e outra pesquisa realizada pelo TIC Domicílios aponta que o acesso à internet de 58,7 milhões de brasileiros se restringe aos dispositivos móveis.
Pensando nisso, Luke Wrobleski, diretor de produto do Google, lançou em 2011 o livro intitulado "Mobile First"onde ele propõe que o desenvolvimento de um website priorize, como o próprio termo sugere, a arquitetura mobile em primeiro lugar e depois adeque-se aos desktops.

Design Responsivo x Mobile First


O design responsivo se popularizou pouco depois de os smartphones ganharam força e consiste em uma técnica oposta ao mobile first, onde o foco do desenvolvimento é inicialmente o desktop que responsivamente irá se adaptar a outros formatos, possibilitando sua visualização em formatos e telas menores.
No mobile first, a experiência do usuário mobile é a prioridade. O produto é desenvolvido já para essas telas menores e posteriormente adaptada para visualização em desktop. É uma técnica demanda menos tempo, uma vez que o excesso de informações contido num website próprio desktop não será um empecilho e a única preocupação é com a experiência do usuário.

Vantagens


  • Fácil de ajustar: é muito mais prático adaptar um site para dispositivos móveis para o computador, há mais espaço para se trabalhar e filtrar o conteúdo e eliminar informações menos importantes é totalmente dispensável.
  • Melhor experiência de usuário: o formato mobile first possui um parâmetro de priorização de informações diferente, sendo assim o foco passa a ser a usabilidade e acessibilidade de informação e conteúdo, tornando os websites cada vez mais limpos, funcionais e esteticamente agradáveis ao usuário.
  • Melhor ranqueamento: depois que o acesso através de dispositivos móveis superou os desktops o Google anunciou que o ranqueamento da plataforma iria priorizar o conceito mobile first, ou seja, websites otimizados para o formato mobile obtêm melhores resultados nas pesquisas.
  • Maior credibilidade: um website totalmente otimizado conquista o coração daqueles que precisam acessar a internet quase sempre através das reduzidas telas dos smartphones, além de ser um sinônimo de inovação para a sua marca.
  • Carregamento rápido: desenvolvedores especializados em mobile first sempre têm em mente que conexões móveis costumam ser mais lentas e que precisam contornar isto de alguma maneira, ou irão afastar os usuários que buscam maior eficiência, por essa razão, além de economizar na quantidade de informações a exibição de conteúdo multimídia é previamente pensada para consumir o mínimo de dados possível e garantir rapidez durante o acesso.


Agora que você já sabe tudo sobre mobile first chegou a hora que começar a trazer inovação para o seu negócio e criar um website totalmente otimizado para seus clientes. Que tal fazer agora mesmo o orçamento do seu sistema web com a Poggers? Entre em contato conosco via telefone, e-mail ou whatsapp (resposta imediata) para a gente bater um papo!

0 comentários:

Postar um comentário