IoT ou Internet das Coisas: entenda o que é como funciona

Poggers


IoT é um termo abreviativo que vem do inglês Internet of Things, criado pelo pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Kevin Ashton em 1999. Hoje, quase duas décadas após a criação desse termo, ele já tomou diferentes formas e recebeu diferentes nomes.

Mas aqui, podemos definí-la como uma conexão máquina para máquina (M2M) através da internet, essa conexão permite que objetos compartilhem dados e outras informações necessárias para a realização de determinadas tarefas, para que isso aconteça, são necessárias duas coisas: sensores e dispositivos que permitam essa conexão entre as máquinas; e computadores para analisar os dados gerados e estabelecer um controle sob os objetos conectados à rede.

Essa tecnologia é extremamente promissora devido ao seu caráter inovador. No Brasil, por exemplo, algumas de nossas cidades já utilizam a IoT, se você já entrou em um estacionamento cujas vagas ocupadas ou disponíveis eram sinalizadas por uma luz que fica em cima delas, então você já teve seus primeiros contatos com a internet das coisas. Cidades que usufruem dessa tecnologia são chamadas de Smart Cities

Para te ajudar a entender melhor, separamos alguns exemplos dessa tecnologia, dois deles são projetos desenvolvidos aqui na Poggers, confira:

Aplicativo Sun Mobi


A Sun Mobi é uma empresa sustentável que vende energia solar de maneira descomplicada, a energia produzida é distribuída através da rede elétrica, sem necessidade de instalar painéis solares nas casas de seus clientes.

Para que os usuários dessa energia possam rastreá-la e ter maior controle sobre seus gastos, a empresa fornece um sensor que recebe todos estes dados e os envia para o aplicativo que nós desenvolvemos, ele está disponível para Android e iOS.

Aplicativo BrewBeer


A BrewBeer é uma empresa que comercializa máquinas, entre outras coisas, para a produção de cervejas artesanais em casa, com a ajuda de um aplicativo desenvolvido por nós, essas máquinas tornaram-se automatizadas.

Através da conexão entre máquina e smartphone, através do bluetooth, é possível controlar todos os processos da produção da bebida através do celular. O download do aplicativo pode ser feito na Playstore.

Smart TVs


Outro exemplo bastante comum de IoT são as TVs inteligentes, que com a ajuda de cabos de rede ou uma conexão Wi-Fi conseguem acessar a web. Televisões que têm acesso à Netflix sem estarem conectadas a um computador, são exemplos de Smart TVs.

Agronegócio


Com a ajuda desta tecnologia, agricultores podem melhorar a rega da colheita utilizando sensores meteorológicos que controlam o sistema de irrigação. Também é possível ter controle sobre o processo de plantio, controlando, assim, gastos com insumos.

Wearables


Peças de vestuário também passaram a utilizar a tecnologia IoT, os relógios da Apple ou "Apple Watches" são exemplos disso, pois tratam-se de relógios com tecnologias móveis que permitem acesso à internet e conexão com smartphones.


Se depois dessa explicação você teve alguma ideia que acredita, que com a tecnologia IoT aplicada, é capaz de transformar vidas, mas não sabe como torná-la real fale com a gente e vamos desenvolvê-la juntos! 

Você pode entrar em contato conosco por telefone, e-mail, ou whatsapp (resposta imediata), ou se preferir pode vir até nós, estamos na rua José Ubaldo Lomonaco, 371 - Vila Mariana, vamos tomar um café e dar início ao desenvolvimento do seu projeto inteligente.

Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário