Eleições 2018: 5 aplicativos úteis para eleitores e mesários



No dia 28 de outubro, das 8h às 17h, cerca de 147 milhões de eleitores brasileiros terão que se dirigir às urnas novamente para votar no 2º turno que irá definir nosso próximo presidente, a disputa está entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), e, no caso de 13 estados e do Distrito Federal, também serão decididas as disputas entre candidatos a governador de cada um deles.

Para facilitar a vida do eleitor, e também de mesários, em momentos tão decisivos como são as eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou alguns aplicativos gratuitos que visam salvar a vida daqueles que esquecem os documentos exigidos, permitir que acompanhemos em tempo real a apuração de resultados, possamos fazer denúncias de crimes eleitorais, entre outras funcionalidades. Confira:

1. e-Título 



O aplicativo funciona como uma via digital do título de eleitor e pode ser usado como um substituto para o documento físico original. Ao fazer o download do mesmo e preencher os dados cadastrais é possível conferir sua situação eleitoral e conferir o endereço do local de votação.

Se você já tiver realizado seu recadastramento biométrico, sua foto já estará acompanhando as informações citadas acima, mas se você ainda não o fez, será obrigatória a apresentação de um documento original com foto no ato da votação.

O aplicativo está disponível para Android e iOS, para utilizá-lo é necessário estar em dia com o TSE.

2. Mesários 



Este aplicativo é direcionado para os 2 milhões de brasileiros que atuarão como mesários na eleição. Sua principal função é oferecer o suporte necessário para quem irá prestar o serviço, além de constarem informações acerca das funções desempenhadas pelo mesmo.

Ele permite acesso ao canal, manual e guia do mesário, e exibe alertas e avisos diretamente do TSE para o caso de haverem informações que precisem ser repassadas. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

3. Pardal


denúncias de crimes eleitorais

Caso você presencie qualquer atividade eleitoral ilícita, você pode encaminhar sua denúncia ao TSE juntamente com fotos, áudios ou vídeos que possam servir como provas em eventuais processos. Algumas das denúncias que podem ser feitas são crimes eleitorais, compra de votos, uso da máquina pública, entre outras.

O aplicativo está disponível para Android e iOS.

4. Boletim da Mão



Através da leitura de um QR Code, o aplicativo dará ao eleitor acesso às informações contidas no Boletim de Urna que são impressos após o encerramento da votação e fixados em quadros de avisos presentes nas seções eleitorais.

O objetivo da aplicação é garantir total transparência no processo eleitoral. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

5. Resultados



Este aplicativo permite que seja feito o acompanhamento em tempo real da apuração dos resultados da eleição e compartilhar através do WhatsApp. Também é possível favoritar seus candidatos, consultar percentual de votos, votos brancos e nulos e comparecimento do eleitorado. 

O aplicativo está disponível para Android e iOS.



Agora você, eleitor ou mesário, está preparado para encarar o 2º turno. Vote consciente!

Até a próxima!



0 comentários:

Postar um comentário