Escopo: qual sua importância no desenvolvimento de projetos?



Estamos chegando no final do mês de setembro e também nos últimos dias da nossa promoção de consultoria gratuita em que ajudamos você a elaborar o briefing, mapa mental e escopo de seu projeto. 

Para algumas pessoas esses termos ainda são desconhecidos, e esse artigo foi pensado justamente para tirar essa dúvida e explicar afinal de contas o que é o escopo e qual a importância dele para o desenvolvimento e projetos. 

O que é? 


O escopo é a etapa que norteia a equipe e determina as tarefas que cada um deve cumprir durante o processo de desenvolvimento, além do que, é nesse momento que são definidos os objetivos específicos, custos, prazos e entrega do produto final.

Uma boa comunicação entre o cliente e os responsáveis pelo desenvolvimento é imprescindível, pois é esse fator que garante a fluidez e evita qualquer mal entendido com relação à delegação de tarefas que possar vir a atrasar a conclusão do software.

É claro que alguns projetos, principalmente os mais complexos, passam por algumas mudanças e alterações para atender fielmente aquilo que foi solicitado pelo cliente, o escopo também auxilia na tomada de decisões neste caso.

Qual sua importância?


Além das funções já especificadas acima, o escopo é importante para que os envolvidos tenham um controle maior sobre o projeto, nele são asseguradas e especificadas mudanças não previstas no início, como inclusão ou retirada de determinadas funcionalidades que podem influenciar no valor final.

Estabelecer uma boa comunicação entre todas as partes favorece a elaboração assertiva do escopo e evita múltiplas alterações no cronograma que acabam pesando no bolso dos clientes e consequentemente afetando a satisfação do mesmo.

A realização desta etapa se fundamenta em solucionar três questões básicas:
  • Problema a ser solucionado;
  • Resultados esperados;
  • Metas que devem ser atingidas para alcançar esses resultados.
Também devem constar as tarefas, recursos, despesas e o cronograma do projeto.

Como definir o plano de gerenciamento do escopo?


A construção do escopo engloba seis processos:

  • Plano de gerenciamento: consiste na documentação de como o escopo será definido, controlado e validado;
  • Definição de requisitos: documentação das necessidades de todas as partes para que os objetivos sejam atingidos;
  • Definição do escopo: descrição do projeto e produto;
  • Delegação de tarefas: denominada Estrutura Analítica do Projeto (EAP), primeiramente é realizada uma análise do escopo para que seja feita a divisão das tarefas que devem ser desempenhadas;
  • Validação: o documento é revisado para saber se tudo está de acordo e formalizar a aceitação, caso haja algo conflitante são solicitadas alterações;
  • Controle: monitoramento do desenvolvimento e gerenciamento de alterações.

De modo geral, podemos concluir que a importância do escopo é fornecer gerenciamento e comunicação clara entre o cliente e o desenvolvedor. Tanto nesta fase quanto no briefing o excesso de informação nunca é demais, então é necessária uma atenção especial na definição de objetivos, resultados esperados, prazos e preço para evitar obstáculos durante a fase de desenvolvimento do projeto.

Em nossa consultoria gratuita o suporte da produção do escopo será completa, e oferecerá a garantia de um projeto com pouca ou nenhuma possibilidade de interferência. Caso tenha interesse, você pode entrar em contato conosco por telefone, e-mail, ou whatsapp (resposta imediata), ou se preferir pode vir até nós, estamos na rua José Ubaldo Lomonaco, 371 - Vila Mariana, para dar início ao desenvolvimento de seu projeto.

Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário